quinta-feira, 20 de junho de 2013

Exposição de Fotografia “Mateus: (Re)cantos e encantos – parte V

Roteiro Histórico em torno da Exposição - parte V
Título: Casa setecentista das Baptistas; Abambres (16)
Local: Rua do Lavrador - Abambres
Esta casa de raiz setecentista (com recuperação feita há cerca de 30 anos) ostenta, no lintel, a data da construção inicial e possui uma escadaria com alguns elementos artísticos. Ao lado da casa, onde funcionou provisoriamente a venda do “Zé da Viúva”, existe um portal com alguns elementos artísticos que mereciam ser preservados; provavelmente este portal pertencia à casa das Baptistas. Curioso é o facto de esta casa possuir uma passagem que serve o caminho que dá acesso público à velha Fonte de Santo Isidro. A designação da casa dever-se-á ao facto de aí ter vivido, no séc. XIX, o capitão António José Baptista que foi casado com D. Sebastiana Joaquina (falecida em Abambres em 31.08.1837, com 45 anos). Ignoramos se a actual família descende deste velho militar oitocentista. Refira-se que António José Baptista, falecido em 1815, era capitão do Regimento de Milícias de Vila Real.

Título: Brasão da Casa das Quartas (19)
Local: Lugar das Quartas
Este brasão pertencia à casa dos morgados do Espírito Santo, em Favaios. Representa os apelidos Barros, Mesquita, Pimentel e Pereira. Esta casa foi demolida para passagem de uma estrada e a pedra de armas foi trazida para a Casa de Sabrosa e nos anos 40 de Novecentos veio para Abambres e a sua colocação foi feita por um artista da nossa freguesia – o canteiro António Viana, da Abambres.


Título: Brasão da Casa de Urros (20)
Local: Lugar de Urros - Raia
Trata-se de um brasão de dignidade eclesiástica e, por isso, em vez do timbre tem um chapéu de abade. Representa os apelidos: Freires de Andrade, na primeira pala e os Pereiras, na segunda. Pertenceu ao Reverendo José Alves Pereira Leite, abade de Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário