quinta-feira, 20 de junho de 2013

Exposição de Fotografia “Mateus: (Re)cantos e encantos – parte VII

Roteiro Histórico em torno da Exposição – Parte VII
Título: Santo Isidoro – Abambres (29)
Local Fachada da capela de Santo Isidro
Trata-se duma imagem de Santo Isidoro numa capela que hoje é de invocação de Santo Isidro. A imagem em pedra, data, muito provavelmente, da fundação da capela.

Título: Santo Isidro na festa do Mártir S. Sebastião (30)
Local: Lugar do Assento da Igreja
A imagem de Santo Isidro faz-se representar, num andor próprio, na festa do Mártir S. Sebastião, uma festa da freguesia, que tem lugar em Julho. Esta imagem diz respeito à festa do ano de 2010. Na necessidade de incorporar junto à imagem de Santo Isidro a junta de bois, alguém se voluntariou para emprestar os bois,  tendo (e muito bem) o cuidado de juntar o seguinte recado “Cuidado com o meu fato e com os meus bois”.


Título: O andor carral de Santo Isidro – 2012 (31)
Local: Lugar do Além – Abambres
O andor carral de Santo Isidro é uma aquisição patrimonial, da década de 80 de Novecentos, já que ainda conhecemos o uso do andor do padroeiro dos lavradores. Presume-se que teve como inspiração a tradição tida nas festas de Nª Sª dos Remédios, em Lamego, onde também existem andores carrais. Há também aqui um efeito mimético da imagem de Santo Isidro em cuja iconografia entra uma junta de bois, sendo ele próprio um lavrador. Durante vários anos o carro e os bois eram pertença do Sr. José Facote que também os conduzia. Actualmente, não dispondo a povoação de Abambres de bois, é pedida ajuda a um proprietário das freguesias vizinhas.


Título: Procissão de S. Isidro – andor do santo – 2010 (32)
Local: Lugar do Além- Abambres
O andor de Santo Isidro, transportado em carro carral, puxado por bois maroneses e carro amarantino com rodas em ferro, desce a estrada nacional, no lugar do Além, no regresso da procissão que deu a volta no lugar da Doroa. O andor está ornamentado com um arco, debruado com cordames, que envolve a imagem do padroeiro.  No arco, para além de alguns frutos, estão fixados chifres de bovino de onde pendem arranjos florais. Ao lado, a habitual decoração de flores naturais e de produtos da terra, como a cebola. Em festa do padroeiro e em terra de “ceboleiros” não podia faltar o afamado “Bacalhau de Abambres”, um elemento do património imaterial da nossa freguesia. Registe-se a decoração “de gala” dos bois maroneses, com fitas coloridas pendentes dos chifres, efeitos coloridos pendentes nas molhelhas sobre os olhos dos bois e chocalhos. O condutor segura ao alto, ligeiramente sobre o ombro, uma vara, ou aguilhada, com “ferrão”.


Título: Presépio junto à igreja – 2011 (33)
Local: Lugar do Assento da Igreja
O presépio foi montado, pelos Escuteiros de Mateus, na escadaria que precede a entrada no cemitério, no Natal de 2011


Título: Alminhas – lugar das Quartas (34)
Local: Lugar das Quartas
Provavelmente seriam umas antigas alminhas cuja pintura foi desgastada pelo tempo não tendo sido pintadas de novo. Sempre as conhecemos assim, ali junto à casa da Srª Judite, bem perto da Casa das Quartas.


Título: Alminhas da Senhora da Livração  (35)
Local: Lugar do Fundo de Vila - Abambres
Trata-se de umas alminhas, de origem setecentista, localizadas no Lugar do Fundo de Vila. O mesmo oratório incorporava um culto secundário à chamada (pelo povo) Senhora da Livração. Foram desmontadas pelo município de Vila Real e autarquia de Mateus para o alargamento de um arruamento que nunca teve seguimento. Está prevista a sua reconstrução e a reconstituição do retábulo. 


Título: Cruzeiro no adro (36)
Local: adro da igreja de Mateus
Cruzeiro em pedra, situado no adro da igreja, provavelmente a demarcar um lugar sagrado onde se faziam enterros quando a igreja estava, de todo, saturada, ou os falecidos eram de fora da freguesia e não se sabia se eram cristãos.


Título: Centro de Saúde de Mateus (37)
Local: Lugar da Redonda
O Centro de Saúde de Mateus, designado por Centro de Saúde de Vila Real nº 2, situa-se na Quinta da Redonda, à Rua dos Três Lagares e serve cerca de 25 000 utentes das freguesias de Arroios, Andrães, Constantim, Ermida, Folhadela, Justes, Mateus, Mouçós, Vale de Nogueira, S. Tomé do Castelo, Lamares, Guiães e Nogueira.


Título: Centro Social de Mateus (38)
Local: Lugar do Assento da Igreja
Obra da década de 80 do século XX em cuja projecto social teve um papel activo o antigo pároco de Mateus, Monsenhor Fernando Miranda.


Título: Creche e Jardim de Infância (39)
Local: Lugar de S. Martinho
Integra-se no complexo social que dá apoio à infância e à terceira idade. A sua patrona é D. Maria de Lurdes Amaral, um das beneméritas da freguesia, ligada à Casa de Urros.


Título: Escola Secundária do Morgado de Mateus (40)
Local: Lugar da Veiga/Carreira Longa
É a mais recente das escolas secundárias de Vila Real e localiza-se na Rua Dr. Sebastião Ribeiro, em Mateus. Inaugurada em 1987 foi designada por Escola Secundária nº 3 de Vila Real. Pela Portaria nº 261/87 foi-lhe atribuída a designação actual.


Título: Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral (41)
Local: Lugar da Carreira Longa/Veiga – Rua Dr. Sebastião A. Ribeiro
Esta escola Básica 2/3, que escolheu como patrono a figura local do benemérito Monsenhor Jerónimo do Amaral, começou a funcionar em 2 Novembro de 1984. A escola serve uma comunidade escolar que abrange as freguesias de Abaças, Andrães, Arroios, Constantim, Folhadela, Guiães, Lamares, Mateus, Mouçós, S. Tomé do Castelo, Vale de Nogueiras e parte de S. Pedro.


Título: Escola da Rechã (42)
Local: Lugar da Rechã – Mateus
Inaugurada no início da década de 60, aqui funcionou, nos primeiros 4 a 5 anos, a escola masculina da freguesia de Mateus, sendo a escola feminina em Abambres. A partir de 1965 passou a ser a escola mista que servia as povoações de Mateus e Raia. Popularmente é conhecida ela “Universidade do Pisco”. Quando a frequentámos, em 1964, não era servida de água, nem de electricidade e o acesso era muito fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário